Gerald Zaltman define metáforas como a representação das coisas que nós vemos, ou seja, o nosso cérebro "pega" a imagem e consegue transformar a informação que inicialmente nós tínhamos, subtraindo ou adicionando informações, e profundas porque essas informações ficam armazenadas no nosso subconsciente e que podem influenciar em nossas escolhas, decisões mesmo sem percebermos.
A relação entre as lentes e o cliente com a metáfora é deixar de pensar com as nossas lentes para vermos com as lentes do cliente, e só assim conseguirmos atender os desejos e necessidades dele.
A Oticon fez com que os clientes que necessitavam de aparelhos auditivos pudessem perder o preconceito que eles próprios tinham, criavam aparelhos mais adequados ao cliente com cores e estilos variados para que assim cada cliente escolhesse aquele que mais se adequasse ao seu estilo.
A gente se apega naquelas idéias que mais nos chamam a atenção, e na hora de responder relatórios ou pesquisas sempre é aquela idéia que prevalece na nossa mente e provavelmente a primeira resposta que daremos aqueles que estão nos entrevistando.