sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Gerald Zaltman

Gerald Zaltman define metáforas como a representação das coisas que nós vemos, ou seja, o nosso cérebro "pega" a imagem e consegue transformar a informação que inicialmente nós tínhamos, subtraindo ou adicionando informações, e profundas porque essas informações ficam armazenadas no nosso subconsciente e que podem influenciar em nossas escolhas, decisões mesmo sem percebermos.
A relação entre as lentes e o cliente com a metáfora é deixar de pensar com as nossas lentes para vermos com as lentes do cliente, e só assim conseguirmos atender os desejos e necessidades dele.
A Oticon fez com que os clientes que necessitavam de aparelhos auditivos pudessem perder o preconceito que eles próprios tinham, criavam aparelhos mais adequados ao cliente com cores e estilos variados para que assim cada cliente escolhesse aquele que mais se adequasse ao seu estilo.
A gente se apega naquelas idéias que mais nos chamam a atenção, e na hora de responder relatórios ou pesquisas sempre é aquela idéia que prevalece na nossa mente e provavelmente a primeira resposta que daremos aqueles que estão nos entrevistando.

domingo, 7 de agosto de 2011

Tom Peters o Guru da Excelência

Tom Peters nasceu em 7 de  novembro de 1942, Baltimore nos Estados Unidos. Estudou engenharia em Cornell University (EUA) e concluiu o MBA e o PhD em negócios na Stanford Business School. Nos anos 70, Tom juntou-se à McKinsey & Company, onde trabalhou como consultor de gestão. Em 1981 passou a liderar The Tom Peters Group, sediado em Palo Alto, na Califórnia. Em 1982, ele e um colega consultor da McKinsey, Robert Waterman, publicaram o livro In Search of Excellence (Em Busca da Excelência), vendendo cerca de 5 milhões de exemplares. O livro trouxe soluções para resolver problemas nas empresas, utilizando o mínimo de recursos e dando poder de decisão aos principais executivos responsáveis.
Tom Peters defende 8 conceitos para obter excelência em uma empresa, mas iremos citar 3 conceitos que mais nos chamou atenção:
1º.  A pró-atividade com incentivo às pessoas para melhorar o que se está fazendo através de uma fórmula de ensaio e erro: “fazem, consertam e tentam fazer melhor”. Ele quer dizer que sempre se deve arriscar, mesmo correndo o risco de errar, porque assim eles aprendem com seus erros e consequentemente alcançam a excelência, tudo são etapas.
2º. Gestão se aprende gerindo. Só fazendo se é possível aprender algo novo e capaz de movimentar a empresa no caminho da excelência. Para Tom nada se faz sozinho, ninguém conhece tudo. Sem duvida alguma para ele um bom gestor deve se aliar a pessoas confiáveis para prosseguir com o trabalho.
3º. Produtividade só se alcança com trabalhadores motivados e produtivos, portanto eles são avaliados como peças-chave para o sucesso. Tom Peters deixa bem claro, que a motivação dos colaboradores (funcionários) é muito importante para o desenvolvimento da empresa. Ele ressalta que o trabalhador deve ser a “MARCA” dele mesmo, ou seja, ele tem que ser o melhor. Como se ele fosse dono do seu próprio negócio, e que desempenhasse todo seu entusiasmo para que desse tudo certo.

"Lideres não criam seguidores, eles criam mais lideres". (Tom Peters)