Heinrich Nestlé nasceu em 10 de agosto de 1814, em Frankfurt, na Alemanha. Foi o décimo primeiro dos quatorze filhos de Johann Ulrich Matthias Nestle e de Anna-Maria Catharina Ehemann. Heinrich Nestlé, por tradição, herdou o negócio de seu pai, Johann Ulrich Nestlé e tornou-se um vidraceiro em Töngesgasse.
Antes de completar 20 anos em 1836, ele havia terminado a 4 anos de aprendizado com JE Stein, um proprietário de uma farmácia. No final de 1839, ele foi oficialmente autorizado a realizar experiências químicas, aviar receitas, e vender medicamentos. Durante esse tempo, ele mudou seu nome para Henri Nestlé (de grafia francesa) por razões políticas, a fim de adaptar-se melhor às novas condições sociais em Vevey, na Suíça.
Em 1843, Henri Nestlé comprou em uma das indústrias mais versáteis e progressistas da região na época, especializada na produção de colza. Ele também se envolveu na produção de óleos de nozes (usado para abastecer lâmpadas de óleo), licores, cachaça, absinto e vinagre. Também começou a fabricação e venda de água mineral gaseificada e limonada, embora durante os anos de crise de entre 1845 e 1847 Nestlé desistiu de produção de água mineral. Em 1857 ele começou a se concentrar na iluminação a gás e fertilizantes.
Em 23 de maio de 1860 Henri Nestlé casou-se com Anna Clémentine Thérèse Ehemant.
É impossível dizer quando Henri Nestlé começou a trabalhar no projeto de fórmula infantil. Seu interesse é conhecido por ter sido estimulado por vários fatores:
- A alta taxa de mortalidade infantil em sua família. Metade das 14 crianças morriam antes de atingirem a idade adulta.
- Sua experiência como assistente de um farmacêutico.
- A mulher que sabia tudo sobre a mortalidade infantil que é filha de um médico.
Henri Nestlé combinou leite de vaca com a farinha de trigo e açúcar para produzir um substituto do leite materno para as crianças que não podia aceitar o leite de suas mães. Além disso, Henri Nestlé e Jean Balthasar Schnetzler, seu amigo e cientista em nutrição humana, retirou o ácido e o amido na farinha de trigo, porque eles são de difícil digestão para os bebês. O produto podia ser preparado pela simples adição de água e é considerada a primeira fórmula infantil feita em 1921. As pessoas reconheceram rapidamente o valor do novo produto e, em breve, o leite farinha láctea Henri Nestlé estava sendo vendido em grande parte da Europa. Até o 1870, o Alimento Infantil Nestlé, feita com malte, leite de vaca, açúcar e farinha de trigo, estava vendendo em nos EUA, por 0,50 dólares a garrafa.
Em 1875 Henri vendeu sua empresa para seus sócios e, em seguida, viveu com sua família, alternadamente em Montreux e Glion, onde ajudaram a pessoas com pequenos empréstimos publicamente e contribuído para a melhoria da infra-estrutura local. Em Glion ele se mudou para uma casa mais tarde conhecida como Villa Nestlé.
Em 7 de julho de 1890 Henri Nestlé morreu de um infarto do miocárdio em Glion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário