terça-feira, 8 de novembro de 2011

TCC sobre a Nestlé

Nestlé no Brasil

A marca suíça começou sua história no Brasil em 1876, quando iniciou a importação da Farinha Láctea, nove anos após seu lançamento. O produto era usado inicialmente, como um leite concentrado e adoçado e ao ser diluído na água podia ser esquentado e servido com café. Porém, o produto, graças à indicação de médicos pediatras, conquistou o consumidor brasileiro, que também depositou sua confiança na marca. Mas foi somente em 1921 que a NESTLÉ inaugurou sua primeira fábrica no país, localizada no interior de São Paulo na cidade de Araras, iniciando assim a produção local do leite condensado que estampava a moça leiteira (uma camponesa suíça do século XIX) no rótulo. Sem questionar a opção dos consumidores que identificavam o produto como o leite da moça, a empresa registrou a marca Leite Condensado Moça e o Milkmaid, como era conhecido, ganhou um novo nome no Brasil. A qualidade e a versatilidade do produto geraram, desde seu lançamento, uma forte relação de fidelidade entre a NESTLÉ e a dona-de-casa brasileira. Por isso, em pouco tempo o Brasil se converteu no maior mercado mundial de leite condensado, posição que mantém até os dias de hoje.
Há nove décadas alimentando os lares dos brasileiros, a maior companhia de nutrição, saúde e bem-estar do mundo mostra que é também sinônimo de inovação, criatividade e ousadia ao investir em estratégias que surpreendem até mesmo suas agências parceiras. Resultado: em 2011, ao completar 90 anos de Brasil, a NESTLÉ foi eleita a Melhor Empresa de Marketing do Ano. A promoção “Nestlé em Ritmo de Prêmios” (que distribuiu calhambeques semelhantes ao de Roberto Carlos, além de outros prêmios), o patrocínio à CBF e à Seleção Brasileira até a Copa de 2014, a série Galera Animal (saga de nove filhotes que defendem o meio ambiente e lutam pela sustentabilidade) exibida na Rede Globo e a roda-gigante nada convencional instalada no evento SWU (Starts with You) foram algumas das ações que fizeram a NESTLÉ se destacar no cenário nacional do marketing.
Não é surpresa nenhuma que depois de tantos lançamentos de sucesso a NESTLÉ tenha se tornado a maior empresa de alimentos do Brasil, terceiro maior mercado mundial da empresa suíça. Atualmente atua em 17 segmentos de mercado: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chás, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. No Brasil, a empresa fatura anualmente R$ 17.4 bilhões, conta com aproximadamente 19.000 funcionários, 30 fábricas, onde produz 1.300 itens de 141 marcas, e possui uma rede de distribuição que atinge mais de 1.600 municípios em todo território nacional. Em 2010, a NESTLÉ atingiu a marca de 2.2 bilhões de litros de leite produzidos. Sua rede de fornecedores conta hoje com mais de 48 mil produtores diretos e indiretos, espalhados pelo país. Toda a produção, segundo a empresa, é rastreada desde a coleta na fazenda até o recebimento na fábrica, o que assegura a qualidade do produto final. Além disso, os produtos da marca suíça estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada este pela Kantar Worldpanel; e o Serviço de Atendimento ao Consumidor contabiliza aproximadamente um milhão de atendimentos por ano, sendo 53% por e-mail, 45% via telefone e 2% cartas.

 
 

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